António Figueiredo

Antonio_FAntónio Figueiredo é violinista. Nasceu em Lisboa em 1970 e começou os seus estudos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1996 obteve o Diploma de Pós-Graduação Advanced Studies in Violin da Royal Academy of Music, na classe de Eric Gruenberg. Trabalhou particularmente e em masterclasses com Max Rabinovitsj, Anatoly Bajenov, Jacques Israelievitch, Alexandre Pavlovic e Viktor Liberman.
Como membro da Orquestra de Jovens da Comunidade Europeia tocou sob a direção de Carlo Maria Giulini, Mstislav Rostropovitch, Bernard Haitink, Vladimir Ashkenazy, Gustav Khun, George Prêtre, Kurt Sanderling, Leonard Slatkin, James Judd e Colin Davis. Vencedor do Prémio Jovens Músicos em 1989, é membro permanente da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Norte, a Régie Cooperativa Sinfonia, a Robert Schumann Orchestra e a Niederrheinischen Sinfoniker. É regularmente convidado a colaborar como concertino com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orquestra de Câmara Portuguesa, com a Sinfonietta de Lisboa e outras orquestras.

É membro fundador do Quarteto Vianna da Motta, com o qual se tem apresentado em todo o país, tendo gravado em CD os quartetos deste compositor. Em 2012 tocou a solo uma obra de Alfred Schnittke com a Orquestra de Câmara Portuguesa e apresentou-se em recital no Teatro Nacional de São Carlos. Foi convidado pelo Maestro e Solista Jean-Bernard Pommier para integrar o Ensemble International Béziers Musiké como concertino auxiliar, tendo feito concertos em várias cidades de França.

António Figueiredo é violinista na Orquestra Sinfónica Portuguesa e professor de Violino no Conservatório Regional de Setúbal, no Conservatório Regional de Artes do Montijo e na AMAC – Escola de Música Vecchi-Costa, desde 1996.

Save