Catarina Vilar

2Catarina Vilar é natural de Lisboa.
Frequentou aulas de Iniciação Musical desde cedo, tendo estudado Piano na Academia de Amadores de Música e na Escola de Música do Conservatório Nacional, respetivamente nas classes das professoras Madalena Sá Pessoa e Ana Maria de Sousa Lima.


Estudou Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, sendo licenciada em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa e profissionalizada na mesma área.

Iniciou a sua atividade como professora de Iniciação e Formação Musical em 1998, tendo lecionado nas escolas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Escola de Música do Conservatório Nacional, no Conservatório de Música D. Dinis e na Academia de Música de Santa Cecília e desempenhou, também, funções de coordenação nas duas últimas.
oi professora orientadora de estágios de Licenciatura e Mestrado na área do ensino vocacional de Música no Instituto Piaget, em Almada, e no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Integrou a Direção Pedagógica da Academia de Música de Lisboa onde é atualmente professora de Formação Musical e coordenadora de departamento.

Em 2015 concebeu o espetáculo musical “O Sapo Apaixonado” para narrador e orquestra de câmara, onde fez de narrador nos mais de 15 espetáculos apresentados.

Catarina Vilar é frequentemente convidada como preletora em ações de formação e workshops sobre o software de edição musical “Finale”. Em 2012 editou 2 livros de didática da Formação Musical da coleção “Encontro com as Notas”, pela AvA Musical Editions e encontra-se presentemente em fase de preparação de novos livros.

É diretora pedagógica da AMAC desde 2014.

Save

Save

Save

Save