O Ensino Articulado de Música na AMAC

A AMAC tem desde 2008 um protocolo com a Escola Josefa de Óbidos para o ensino articulado (gratuito) de Música em turmas específicas do Curso Básico de Música.

1. O que é o ensino articulado de Música?

– O ensino articulado de Música consiste na possibilidade concedida ao aluno de frequentar o ensino artístico especializado de Música em articulação entre a academia / conservatório de Música e a escola de ensino regular.
– O ensino articulado de Música na AMAC funciona ao abrigo de um protocolo de excelência e com elevado sucesso com a Escola Josefa de Óbidos.
– Atualmente, frequentam o ensino articulado de Música da AMAC mais de 100 alunos da Escola Josefa de Óbidos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.
– O ensino articulado é gratuito e comparticipado a 100% pelo Ministério da Educação, ao abrigo de um contrato de patrocínio.

2. Qual é o Plano de Estudos do Curso Básico de Música?

– O Plano de Estudos do Curso Básico de Música encontra-se regulamentado na Portaria 225/2012, de 30 de julho, e é o seguinte:
plano_de_estudos– As diferenças no Plano de Estudos é que os alunos de ensino articulado não têm as disciplinas de Educação Musical, nem Educação Tecnológica, e frequentam 3 disciplinas específicas da componente vocacional de Música, ministradas por professores da AMAC: Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.

3. Como é que se pode concorrer?

– Os alunos para serem admitidos no Curso Básico de Música no 5.º ano têm de realizar uma prova de admissão obrigatória.
– A prova de admissão destina-se aos alunos que se encontram à data a frequentar o 4.º ano do 1.º Ciclo e que no ano letivo 2019/2020 pretendam ingressar no ensino articulado de Música.
– Esta prova obedece a um regulamento que se encontra disponível aqui.
– As provas para ingresso no próximo ano letivo terão lugar nas instalações da AMAC na semana de 24 a 28 de junho de 2019.

4. Em que é que consiste a Prova de Admissão?

– A prova de admissão ao Curso Básico de Música é uma prova de seleção e seriação dos alunos através da avaliação do seu talento e capacidades musicais.
– Como explicado no regulamento, esta prova acontece em dois dias diferentes:

– No 1.º dia todos os alunos realizam os ATELIERS DE INSTRUMENTO, (onde contactam, conhecem e experimentam os 10 instrumentos diferentes lecionados na AMAC) e uma PROVA DE APTIDÃO DE FORMAÇÃO MUSICAL.
– No 2.º dia os alunos realizam quatro PROVAS DE APTIDÃO DE INSTRUMENTO, aos seus 4 instrumentos preferidos.

– A prova de admissão engloba também uma entrevista de caráter obrigatório aos pais e Encarregados de Educação do aluno.

5. Como é que posso inscrever o meu filho para a Prova de Admissão?

– As inscrições para as provas de admissão ao Curso Básico de Música são realizadas através do preenchimento de um formulário online, neste site.
– As informações e avisos são divulgados na Página de Facebook da AMAC (aqui).
– O prazo de insrição decorrerá entre 13 de maio e 19 de junho de 2019.
– Não serão admitidas inscrições recebidas fora do prazo.


 

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save