O Ensino Articulado de Música na AMAC

1. O que é o ensino articulado de Música?

– O ensino articulado de Música consiste na possibilidade concedida ao aluno de frequentar o ensino artístico especializado de Música em articulação entre a academia / conservatório de Música e a escola de ensino regular.
– O ensino articulado de Música na AMAC funciona ao abrigo de um protocolo de excelência e com elevado sucesso com a Escola Josefa de Óbidos.
– Atualmente, frequentam o ensino articulado de Música da AMAC mais de 100 alunos da Escola Josefa de Óbidos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, em turmas exclusivas de Música.
– O ensino articulado é gratuito e comparticipado a 100% pelo Ministério da Educação, ao abrigo de um contrato de patrocínio.

2. Qual é o Plano de Estudos do Curso Básico de Música?

– O Plano de Estudos do Curso Básico de Música encontra-se regulamentado na Portaria 225/2012, de 30 de julho, e é o seguinte:

plano_de_estudos


– As diferenças no Plano de Estudos é que os alunos de ensino articulado não têm as disciplinas de Educação Musical, nem Educação Tecnológica, e frequentam 3 disciplinas específicas da componente vocacional de Música, ministradas por professores da AMAC: Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.

3. Como é que se pode concorrer?

– Os alunos para serem admitidos no Curso Básico de Música no 5.º ano têm de realizar uma prova de admissão obrigatória.
– A prova de admissão destina-se aos alunos que se encontram à data a frequentar o 4.º ano do 1.º Ciclo e que no ano letivo 2020/2021 pretendam ingressar no ensino articulado de Música, no 5.º ano.
– Esta prova obedece a um Regulamento que se encontra disponível aqui. É muito importante a leitura deste Regulamento.

4. Em que é que consiste a Prova de Admissão?

– A prova de admissão ao Curso Básico de Música é uma prova de seleção e seriação dos alunos através da avaliação do seu talento e capacidades musicais.
– Como explicado no regulamento, este ano a prova de admissão não é presencial, e engloba o envio de vídeos e um questionário realizado pelo aluno, e ainda uma entrevista por vídeo conferência, de caráter obrigatório, com o encarregado de educação do aluno.

5. Como é que posso inscrever o meu filho para a Prova de Admissão?

– As inscrições para as provas de admissão ao Curso Básico de Música são realizadas através do preenchimento de um formulário online, aqui.
– As informações e avisos são divulgados na Página de Facebook da AMAC.
– O prazo de insrição na prova decorre até ao dia 14 de junho de 2020.