Orquestra Juvenil

A ORQUESTRA JUVENIL da AMAC é uma Orquestra de Cordas constituída exclusivamente por alunos dos Cursos Básico e Secundário de Violino, Viola de arco, Violoncelo, Contrabaixo e Harpa, usualmente depois de terem tido uma primeira experiência de orquestra adquirida na Orquestra de Iniciados.
Atualmente, a Orquestra Juvenil conta com 26 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, entre alunos da AMAC e também externos.

Foto11

Fundada em 1954 pelo violoncelista Fernando Costa, a Orquestra Juvenil da AMAC foi a primeira orquestra de cordas infanto-juvenil criada no nosso país. Ao longo de seis décadas, contribuiu para a formação de inúmeros músicos das principais orquestras do país e algumas do estrangeiro. Pelas suas estantes passaram solistas como Ana Bela Chaves, Irene Lima, Maria José Falcão, Clélia Vital, António Anjos e Aníbal Lima, o pianista Jorge Moyano, entre tantos outros.

A Orquestra Juvenil teve como principais diretores Fernando Costa (até 1973) e Leonardo de Barros (até 2006). Fez largas centenas de concertos por todo o país e digressões em Espanha, França, Alemanha e Itália, onde tocou para o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé.

_dsc95891A Orquestra Juvenil é dirigida desde novembro de 2013 pelo músico, violetista e compositor Alexandre Delgado, que é o responsável pela escolha de repertório e que exerce, simultaneamente, a função de coordenador de ensaios do Naipe das Violetas.

Colaboram também como professores de Naipe Carmélia Silva (1os Violinos), Ana Margarida Sanmarful (2os Violinos), Alexandre Delgado (Violas), Daniela de Brito (Violoncelos) e Luísa Marcelino (Contrabaixos).


• Aceder aos vídeos da Orquestra Juvenil

 

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save