Rui Paiva

Rui_PaivaRui Paiva nasceu a 9 de Novembro de 1976 em Lisboa.
Iniciou os seus estudos musicais no Instituto de Música Vitorino Matono, onde concluiu o curso básico sob a orientação do professor José Carlos Ramalhete. Prosseguiu os seus estudos na Academia de Amadores de Música e no Escola de Música do Conservatório Nacional, com a professora Verónika Kristófcsák e com o professor Paulo Jorge Amorim, concluindo o curso complementar de Guitarra no ano de 2001.


Foi admitido no Instituto Piaget de Almada, no curso de Licenciatura em Música no ano de 2002. A partir desta data e até 2005 frequentou o curso de Guitarra do Instituto, na classe do professor Dejan Ivanovic. Em 2005 ingressou no Curso de Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação instrumental do professor Paulo Vaz de Carvalho. Em 2006 ao abrigo do programa ERASMUS foi bolseiro por um ano letivo na Academia de Música de Cracóvia- Polónia, tendo estudado Guitarra com o professor Krzysztof Sadlowski, e Música de Câmara com o professor Janusz Sochacki.

Em 2008 concluiu a Licenciatura e Profissionalização na Universidade de Aveiro na classe de Guitarra do Professor Paulo Vaz de Carvalho, tendo tido como orientadores de estágio os professores, Carlos Abreu e Paulo Jorge Amorim, docentes do Conservatório de Música e Dança de Aveiro.

Participou em cursos de aperfeiçoamento Musical com Michalis Kontaxakis, Joaquin Clerch, Betho Davezac, Pedro Joia e Roberto Aussel.

No 1º Concurso Internacional de Guitarra Clássica da cidade de Tomar, obteve o prémio de Melhor interpretação da Obra de Autor Português, no ano 2002. Participou como Júri no Concurso Nacional de Guitarra de Ourem-Fátima. Como concertista tocou em diversos Festivais e eventos musicais, nomeadamente no Festival Internacional de Música da cidade de Almada e no Festival Internacional de Música de Monsaraz.

Lecionou Guitarra Clássica e Classe de Conjunto no Conservatório de Música e Dança David de Sousa (Figueira da Foz), no Instituto de Música Vitorino Matono (Lisboa) e no Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

Rui Paiva apresenta-se regularmente em concerto com o quarteto de guitarras e voz “Emcanto”.

Atualmente, é professor de Guitarra Clássica na Academia de Música de Almada e na AMAC, onde desempenha também o cargo de Coordenador de Área Disciplinar de Cordas Dedilhadas.

Save

Save

Save