Salomé Pais Matos

Salomé Pais MSONY DSCatos é uma harpista portuguesa multifacetada, apresentando-se regularmente em orquestra, em ensemble e a solo.

Em 2015, realizou vários concertos a solo, incluindo o de encerramento do X Rio Harp Festival. Apresentou-se no III Ciclo Internacional de Harpa do Porto, em 2014. Com uma carreira de solista dinâmica, já realizou concertos em locais como Centro Cultural de Belém, Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Olga Cadaval, entre outros.

É regularmente convidada para colaborar com as orquestras de maior destaque nacional, como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, de Câmara Portuguesa.
Desenvolve um intenso trabalho na área da música nas mais diversas formações e actividades. Desde os Musicais, com Filipe La Féria, Nuno Feist, ao multi-instrumentalismo na Pageiart, projecto de Victor Gama, com quem colabora desde 2010.
Ao longo dos anos, apresentou-se em concertos por Portugal, Reino Unido, Holanda, Angola, etc. E tocou em salas de referência internacional, como Concertgebouw, em Amesterdão, Royal Opera House, em Londres.

Obteve formação superior no Conservatorio “Giuseppe Verdi” di Milano, tendo sido admitida directamente ao nível de Mestrado, concluindo em 2010 o Diploma accademico di IIº livello di alta formazione di Arpa – Indirizzo Solistico. A sua formação de base foi obtida no Conservatório Nacional de Lisboa sob orientação de Andreia Marques. Neste período, estudou Composição com Eurico Carrapatoso e Daniel Schvetz, realizando o Curso Livre de Música Contemporânea com Clotilde Rosa.

Tem igualmente um papel pedagógico na Harpa, sendo Professora da Classe de Harpa da Academia Musical dos Amigos das Crianças desde 2009. E em 2014, iniciou a Classe de Harpa no Conservatório de Artes de Loures.

Save

Save

Save