Tiago Derriça

Tiago de Sousa Derriça nasceu em Lisboa no ano de 1986. Estudou no Conservatório de Música da Metropolitana, na classe de violoncelo, com Eugen Prochác, Peter Flanagan e João Pires. Paralelamente, estudou Composição, na Academia de Música de Santa Cecília, com o compositor Pedro Faria Gomes.
Realizou estudos de mestrado na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora. Na primeira contou com a orientação de Carlos Marecos e, na segunda, teve como orientador Christopher Bochmann. É também licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com António Pinho Vargas, João Madureira, Luís Tinoco e Sérgio Azevedo.

A sua música tem sido interpretada por diversos grupos de música de câmara, sendo este um género para o qual tem dedicado grande parte da sua produção. Por outro lado, tem escrito também para várias orquestras e coros, como a Albany Symphony Orchestra, Chamber Orchestra Kremlin, Menuhin Academy Soloists, Nova Orquestra de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, United Europe Chamber Orchestra, Coro Gulbenkian, Coro mpmp, Grupo Vocal Olisipo e Coro Ricercare. Para além de regularmente interpretado em Portugal, o seu trabalho tem sido apresentado em vários países da Europa, nos EUA e na Rússia.

A sua produção tem focado também a música de cena, tendo colaborado com o Teatro da Trindade e com a encenadora Maria Emília Correia, escrevendo a música para a peça de teatro Não se ganha, Não se paga!, de Dário Fo. Foi também compositor e orquestrador da peça Uma Bizarra Salada, a partir de textos de Karl Valentin, estreada no Teatro São Luiz, com a encenação de Beatriz Batarda e a direção musical de Cesário Costa. Compôs também para as peças Alice no Pais das Maravilhas e A Bela e o Monstro, encenadas por Paulo Sousa Costa e João Didelet, tendo estas sido apresentadas por todo o país.

Tem também trabalhado como orquestrador e arranjador, destacando-se projetos com Rodrigo Leão, os guitarristas Fernando Alvim, Piñeiro Nagy e Ricardo Parreira, a soprano Elisabete Matos e os cantores Ana Moura, Cuca Roseta, Katia Guerreiro, Mafalda Arnauth, Marco Oliveira, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro.

A sua música está editada em CD pelas etiquetas CULTlabel, Deutsche Grammophon, Direção Geral das Artes, HEVHETIA e Metropolitana.

É atualmente professor de composição e teoria musical na Academia de Amadores de Música, na Academia Musical dos Amigos das Crianças e na Escola Luís António Verney.