Vitor Sousa

Vítor Freitas de Sousa nasceu na Madeira, em 1983. Aos oito anos ingressou na escola de música da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense e, mais tarde, na escola de música «O Piano», em Santarém, onde estudou com o professor Simões Ribeiro.
Prosseguiu os seus estudos, em 2000, na Escola Profissional de Música de Almada, concluindo o Curso Complementar de Instrumento nas classes de Clarinete dos professores Jorge Trindade, António Menino e Rui Martins.
Licenciou-se em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Doutor Paulo Gaspar, concluindo a licenciatura com uma classificação no recital final de 19 valores.  Em 2016, concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Especialização em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa, com a classificação de 18 valores na respetiva tese e defesa pública.

Participou em vários Masterclasses com professores como Luís Gomes, Nuno Silva, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, Lorenzo Coppolla, Guy Deplus, Hakan Rosengren, Antony Pay, Massimo Mazzone, Pietro Serafin, Olga Prats, entre outros.

Tem sido convidado a lecionar vários Masterclasses e Workshops, entre eles na Escola de Música da Banda da SMFOG, Escola de Música da Banda dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria, Conservatório de Música da Metropolitana e Câmara de Benavente.

Trabalhou como professor de clarinete para diversas escolas de música, tais como Instituto Politécnico de Setúbal, Academia de Música de Telheiras, Escola de Música “Compasso Divertido”, Escola de Música da Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria.